sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Diferença

Parar

Já o fizeste?
Parar e olhar. Olhar sem imaginar, sem pensar.
Apenas olhar, reparar que o perfeito esconde a imperfeição da perfeição. O tal imperfeito afinal é a perfeição desfeita pelo que nos fazem sentir nas escolas, na TV, na Internet e essencialmente num café de passagem habitual.



"Tudo hoje em dia muda a uma velocidade supersónica" é mais um veredito dado pelo Velho do Restelo, agora pensar que a roupa que se compra nos saldos de um ano no ano a seguir já demonstra vergonha e falta de charme na escolha dessa mesma roupa - custa.

Vejamos como uma simples fotografia mudou tanto de significado nos dias que correm.
Antes, fotografias eram significado de tesouros, de momentos felizes, de festividades,de tristeza ou de um simples click para que o rolo pudesse ser levado a revelar.
Olhando para essas fotografias... descortinavam-se por de traz de sorrisos e olhares uma mensagem.
A mensagem de alguém que pedia ajuda, alguém que partilhava com orgulho a amizade, alguém partilhava um momento diferente.
Hoje com o que a tecnologia (maquinas digitais, entre outras) nos trouxe, as cores são melhores, a qualidade também,e a facilidade com que os flashs aparecem nas ruas aumentou em numeros exponenciais.

Agora pergunto : "Mas onde estão os sentimentos?"
Tira-se 1001 fotos e nem 1/5 delas encontram os actores presentes nas mesmas. Tira-se por tirar, tira-se porque se quer tirar e tirar e tirar muitas fotos para ao fim de mil escolher aquelas duas que nos favorecem em demasia e poderemos mostrar ao mundo o quanto belo somos.
E os sentimentos? E aqueles olhares que se comprometiam com a objectiva? E o tempo que se usava no sofa a olhar para as fotos, reparar em todos os pormenores que nos vaziam rir e recordar?
Reparam nas etiquetas por fora das camisolas? da roupa amarrotada? Nos dias que correm?

Parar
Já o fizeste?
Parar, olhar e agora dá valor ao que tens porque comparar com quem tem mais não é sinonimo da realidade, compara com quem tem menos ou não tem nada.

Tenta ser

1 comentário:

Porco disse...

És um romântico. Que gosta de fotografia. Um romântico que gosta de fotografia e se esquece de alguns acentos. Tens razão, tens razão.